terça-feira, 19 de maio de 2009

Atividade 2.3

mpressões sobre experiências de navegação

Definição de Hipertexto


O hipertexto é um meio através do qual acessamos informações a mais a respeito do assunto que está sendo tratado. São blocos de informações que estão ligados a um tema principal. Ele pode permitir ao leitor uma forma de leitura não-linear. Ele também tem como objetivo melhorar a leitura e informação. São pedaços de texto conectados por links que oferecem ao leitor múltiplos caminhos. O hipertexto possui “...uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através desses links (interconexões ou nexos) eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para a leitura. As conexões, facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras. Assim, o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessam.” http://www.unicamp.br

O hipertexto pode conter imagens, sons e outros textos. Encontramos uma forma de hipertexto quando lemos um texto e nele há referências ou definições a respeito de algum termo ou palavra, como nas enciclopédias. Já quando o texto se encontra na Internet, o hipertexto aparece em links em cor diferente que levam o navegador a outras páginas da web com as informações extras sobre o termo em questão.

O termo hipertexto foi definido em primeira mão por Ted Nelson no início dos anos 60, significando uma "escrita/leitura não-seqüencial, não-linear".

"Por hipertexto, eu entendo escrita não seqüencial - um texto com vários caminhos que permite que os leitores façam escolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série de pedaços de textos conectados por links que oferecem ao leitor diferentes caminhos." www.unb.br.

Em suma, hipertexto é : "Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não seqüencial" (Landow, 1995, p. 17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário