Atividade 1 – Pontos de Reflexão
Busco despertar a curiosidade de meus alunos. Procuro instigá-los, fazer perguntas que levem à reflexão ao invés de dar respostas prontas. A maioria estranha um pouco pois não estão acostumados a isso. Tento fazê-los pensar para depois no final, analisarmos e chegarmos a um consenso.
Busco diversificar as formas dos alunos se expressarem ao tratarem de um assunto. Como professora de Língua Portuguesa, faço com que exercitem várias formas de expressão: músicas, poesias, textos, etc, mas confesso que no que se refere ao uso da informática, ainda não tentei produzir algo com eles.
Desenvolvo a interação com meus alunos através de meios diferentes: conversas, debates, análise de textos.
As idéias dos alunos são levadas em conta. É prática necessária para que haja boa interação. Essa prática é ainda mais reforçada pelo fato de que sou professora da Educação de Jovens e Adultos, o que, na minha opinião, torna ainda mais rico o diálogo e a troca de experiências.
A cada dia estamos aprendendo e ensinando coisas diferentes, mesmo que isso aconteça às vezes sem intenção. Mesmo através de comportamentos e posturas estamos transmitindo algo ou observando alguma coisa em alguém. Ninguém é “dono da verdade” ou “detentor” do saber. A cada dia aprendo com meus alunos e colegas. No meu caso, lido muitas vezes com pessoas com mais idade e experiência de vida que eu. Isso é enriquecedor e me motiva.
Muitas vezes pensamos que estamos fazendo as coisas do jeito certo e às vezes estamos enganados. Pergunto para meus alunos se há dúvidas, se há sugestões de como fazer melhor. Pesquiso outras maneiras de ensiná-los: com músicas, vídeos, dinâmicas, diferentes tipos de textos, etc.
Algumas vezes as mudanças causam um certo medo ou ansiedade, mas não podemos deixar que isso nos faça desistir, afinal, só saberemos se vai dar certo fazendo.
Busco despertar a curiosidade de meus alunos. Procuro instigá-los, fazer perguntas que levem à reflexão ao invés de dar respostas prontas. A maioria estranha um pouco pois não estão acostumados a isso. Tento fazê-los pensar para depois no final, analisarmos e chegarmos a um consenso.
Busco diversificar as formas dos alunos se expressarem ao tratarem de um assunto. Como professora de Língua Portuguesa, faço com que exercitem várias formas de expressão: músicas, poesias, textos, etc, mas confesso que no que se refere ao uso da informática, ainda não tentei produzir algo com eles.
Desenvolvo a interação com meus alunos através de meios diferentes: conversas, debates, análise de textos.
As idéias dos alunos são levadas em conta. É prática necessária para que haja boa interação. Essa prática é ainda mais reforçada pelo fato de que sou professora da Educação de Jovens e Adultos, o que, na minha opinião, torna ainda mais rico o diálogo e a troca de experiências.
A cada dia estamos aprendendo e ensinando coisas diferentes, mesmo que isso aconteça às vezes sem intenção. Mesmo através de comportamentos e posturas estamos transmitindo algo ou observando alguma coisa em alguém. Ninguém é “dono da verdade” ou “detentor” do saber. A cada dia aprendo com meus alunos e colegas. No meu caso, lido muitas vezes com pessoas com mais idade e experiência de vida que eu. Isso é enriquecedor e me motiva.
Muitas vezes pensamos que estamos fazendo as coisas do jeito certo e às vezes estamos enganados. Pergunto para meus alunos se há dúvidas, se há sugestões de como fazer melhor. Pesquiso outras maneiras de ensiná-los: com músicas, vídeos, dinâmicas, diferentes tipos de textos, etc.
Algumas vezes as mudanças causam um certo medo ou ansiedade, mas não podemos deixar que isso nos faça desistir, afinal, só saberemos se vai dar certo fazendo.
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