segunda-feira, 27 de abril de 2009

atividade 7

Tema: I Fest Jovem de Itatiaia
Justificativa:
A importância do projeto vem do fato de o mesmo atender aos jovens cristãos de toda a comunidade promovendo debates de temas relacionados à juventude (drogas, valorização da vida, desenvolvimento da consciência crítica, eleições, etc.).
Conteúdos envolvidos:
· Interpretação de diversos tipos de texto (músicas, vídeos, imagens, poesias, teatro, etc.);
· Participação de debates e palestras a respeito de drogas, valorização da vida;
· Participação de debates sobre o tema eleições (com o objetivo de desenvolver a consciência da importância do voto).
Tecnologias utilizadas:
· TV, vídeo e DVD;
· Livros;
· Instrumentos musicais;
· Aparelho de som;
· Computadores;
· Aparelho de data show;
· Telão;
· Faixas;
· Cartolinas e papéis para cartazes;
· Máquina fotográfica.
Participantes: professores da cidade de Itatiaia (Estado e Município), professores da rede estadual, comunidade escolar (incluindo funcionários e pais de alunos), autoridades representantes de todas as entidades religiosas, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil.
Duração:
O projeto durou um bimestre para o planejamento e organização das atividades e teve sua culminância num domingo das 8h às 16h.
Análise:
O projeto desenvolvido foi muito prazeroso e enriquecedor para todos os envolvidos. O tema envolveu toda a comunidade (não somente a escolar, mas também as entidades religiosas e autoridades do município) numa grande parceria que teve como objetivo desenvolver o olhar do jovem cristão para temas que povoam o seu cotidiano (drogas, valorização da vida e da família, consciência crítica sobre a TV, importância do voto, etc.). Como foram desenvolvidas várias oficinas envolvendo professores, alunos da cidade e membros da comunidade, vários recursos (citados acima) foram utilizados.
Os alunos foram muito receptivos ao projeto e participaram ativamente tanto na organização do mesmo como com as apresentações no dia de culminância (teatro, poesia, músicas, cartazes, vídeos, etc.).
O projeto foi tão positivo que neste ano de 2009 desenvolveremos o mesmo trabalho novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário